domingo, 6 de junho de 2010

Feiiinho mas Porreirinho! :))



Se há coisa que as amigas comentam entre si, são os encontros, cafézinhos e saídas afins que têm com os elementos do sexo oposto. Nós não somos excepção e a conversa começa, desde logo, nos momentos anteriores ao encontro. Na verdade, ninguém conhece tão bem o nosso guarda-roupa e os nossos estojos de "make up" como as nossas amigas, portanto, nada como pedir uma opinião antes de uma saída.

Na minha última visita à civilização combinei um cafézinho com um amigo que não via há anos. Reencontrámo-nos numa dessas redes sociais e mensagem puxa mensagem e lá estava marcado o tal café.

Enquanto me arranjava e decidia o que vestir, telefonei à Magnólia para me dar uma opinião.

Eu - Alô, vou tomar um café com o Xavier, levo o top vermelho? Ou o cinzento?
Magnólia - Quem é o Xavier?
Eu - O meu amigo de faculdade, aquele que eu reencontrei na net... Já te falei dele. Vai ver, está no meu grupo de amigos!
Magnólia - Em que categoria?

Pois... categoria....

Eu e a Magnólia somos adeptas convictas das redes sociais. Não coleccionamos amigos virtuais, apenas adicionamos quem é já nosso amigo ou quem por uma razão ou por outra nos diz alguma coisa.
Acho que dos "amigos" que adicionei, só não conheço pessoalmente três ou quatro. E estes ou são amigos de amigos ou desenvolvem alguma actividade que prende a minha atenção e, por isso, lá vamos trocando umas mensagens sobre a nova música que compuseram ou sobre o último texto que escreveram.

Nas redes sociais mesmo as informações que nos parecem mais inócuas, ficam ao dispor de todos os que por lá navegam. E tal como as informações, também as fotografias ficam à distância de um click.
Ah, pois é!!! E não há nada melhor para duas amigas cuscarem do que as fotos e informações dos amigos uma da outra. 

A forma como as pessoas se apresentam nestas redes, diz muito acerca da sua personalidade. Por isso, nós criámos categorias para os nossos amigos (rapazes) virtuais.

Feiinhos mas Porreirinhos - são aqueles que, não fosse o seu bom humor e a sua inesgotável disponibilidade para nos acompanhar a todos os espectáculos, todos os filmes, todos os concertos que queremos assistir, não olharíamos para eles segunda vez. Nas redes sociais elogiam as nossas fotos, publicam as músicas que mais gostamos e mantêm-nos a par dos eventos que sabem que não queremos perder. São engraçados e divertidos mas não se destacam nem pela embalagem, nem pelo conteúdo. Por isso, são "amigos" com prazo de validade: ou se mantêm porreirinhos ou nada mais os salva.

Peter Pans - Aqueles que se mantêm iguais desde os tempos da escola secundária. Não cresceram e não querem crescer! Em regra, a única preocupação na vida é saber se o mar está ou não "flat" (e aqui a palavra "mar" pode ser interpretada em várias acepções!!!) Nas redes sociais partilham as músicas dos últimos concertos e convidam-nos para curtirmos umas ondas... if you know what I mean!

Bad Boys - São aqueles que trazem uma embalagem e conteúdo interessantes. Todavia, situam-se no extremo oposto dos feiinhos mas porreirinhos, porque de porreirinhos não têm nada. Escolhem criteriosamente as fotos que colocam, são arrogantes q.b. e, não fosse o seu todo tão interessante, nunca os aturaríamos, nem nas nossas redes sociais. Com estes é preciso todo o cuidado porque o resultado é apenas um: "crash and burn"!

Geeks - É verdade, os geeks também aparecem nas redes sociais. Não costumam colocar fotos, utilizam os cartoons, fazem comentários sobre política, ciência e áreas semelhantes e quando conversam connosco nos chats despedem-se da seguinte forma: Cumprimentos. Foi um prazer! (não estou a gozar... isto já nos aconteceu!!!)

Improváveis Amigos - aqueles cuja amizade ou algo mais se desenvolve a partir do computador. Aqueles com quem nunca teríamos coragem para falar sem o escudo da internet... e cujas conversas se revelam surpreendentemente frutíferas.

Aqueles a quem a roupa assenta muito bem - Em regra só os conhecemos de vista, e não fazem parte do nosso grupo de amigos; são os amigos giros dos nossos amigos... 

Amigos Amigos - a maioria. São os nossos amigos de todos os dias e que não dispensamos, nem nas redes sociais.

(De regresso ao telefone...)
Eu - Na dos porreirinhos...
Magnólia - Dos feiinhos? Ui... já vi! Tem aqui umas fotos muiiito más!!
Eu - Quem?!!! Ehpah... tenho uma chamada em espera...
Magnólia - Fotos foleiras...

(...)
Eu - Mas quem? O Xavier? É feiinho mas porreirinho... é apenas um café... e o top? Vermelho ou cinzento?
Xavier - Traz um qualquer! Estou cá em baixo à espera.
Eu - Eeehh... (Sim, sorria!!! Está a ser escutada!!!)

Nota importante: quando ouvirem um bip de chamada em espera, certifiquem-se que sabem mexer no telemóvel e que continuam a falar com a pessoa certa.

Como este feiinho é meeeesmo porreirinho os incidentes ficaram por ali, o café foi agradável e repetiu-se no dia seguinte... Por sorte, o Xavier é daqueles que têm validade ilimitada...

2 comentários:

  1. miga,acredita no que lhe digo.
    Online nao encontra nada que valha a pena.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo:
    Como referi no post, salvo raras excepções, conheço pessoalmente todos (e já agora, todas) os meus amigos virtuais. Para mim a internet é, sobretudo, um meio de comunicação.

    De todo o modo, o comentário parece-me muito pertinente e, quem sabe, um excelente tema para um futuro post.

    Obrigada e espero que continue a acompanhar o nosso blog.

    ResponderEliminar